Durante a semana, é até mais fácil se controlar, incluindo saladas no cardápio e optando por sucos no lugar de refrigerante. Mas, quando chega o fim de semana e você está em casa, as tentações estão por toda a parte. Na despensa, um biscoito recheado. Na prateleira, uma barra de chocolate. Desse jeito, o esforço de uma semana parece não surtir qualquer efeito e a ideia de manter uma dieta balanceada fica desanimadora.

Segundo a nutricionista Amanda Epifanio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), é preciso pensar em formas de controlar a tentação por guloseimas e alimentos extremamente calóricos, que são capazes de sabotar a dieta. Por isso, conversamos com especialistas para descobrir as principais armadilhas domésticas. Confira.

Despensa
Uma das principais armadilhas dentro de casa para quem pretende emagrecer ou manter a forma é a despensa. “O local geralmente é abastecido de salgadinhos, chocolates, biscoitos e outros alimentos extremamente calóricos, mas de baixo valor nutritivo”, explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da Nutri & Consult. Por isso, em vez de se controlar para comer uma quantidade pequena desses alimentos, procure eliminá-los de sua casa e colocar opções saudáveis no lugar.

Prateleiras
Como dieta é sinônimo de reeducação alimentar – e não de restrição -, ninguém precisa deixar de consumir guloseimas para emagrecer com saúde. Mas uma estratégia que pode ajudar a reduzir a ingestão desses alimentos é mudando a sua disposição na cozinha. “Deixe as opções calóricas fora do seu alcance de visão, pois, muitas vezes, nem estamos com fome, mas beliscamos algo que está na mesa ou na pia”, lembra a nutricionista Amanda Epifanio. Por isso, guarde esses alimentos nas prateleiras mais altas ou em locais de difícil acesso para evitar o mau hábito.

Ficou interessado? Confira o restante das armadilhas aqui!